Especial raças: Poodle
- gerenciadordaessen
- 18 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Os cães da raça poodle são inteligentes, brincalhões e bons nadadores. Esses cães costumam ter comportamento dócil com seus donos e com as pessoas com quem estão familiarizados. Essa raça. por ser tão inteligente, pode facilmente se entediar.

Confira abaixo as principais doenças oftalmológicas que podem afetar essa raça:
Catarata: é o aumento de uma membrana no olho do cão, causando opacidade, perda parcial ou total da visão. Os sinais aos quais o dono deve estar alerta são a cor esbranquiçada do olho (na região da pupila) e os sinais de diminuição da visão do animal (desorientação, esbarrar em paredes, etc.).
O único tratamento para a catarata é a cirurgia, no qual o cristalino é removido por um aparelho específico através de um procedimento chamado de facoemulsificação, técnica mais indicada e moderna atualmente.
Atrofia progressiva da retina: esta doença é caracterizada pela perda progressiva da função retiniana externa e desaparecimento das células responsáveis por captar a luz que chega à retina. A doença é de origem hereditária, ou seja, os pais possuem genes da doença e passam para seus filhos.
Atrofia Progressiva da Retina é percebida através de algumas alterações no comportamento do pet. Quando a doença começa a evoluir, a primeira dificuldade no cão é enxergar durante a noite ou em locais com pouca luminosidade. É comum presenciar o cão batendo a cabeça contra objetos.
Cromodacriorréia ou mancha de lágrima: é um problema comum nessa raça que apresenta uma pigmentação marrom avermelhada dos pelos no canto nasal. Ela acontece devido a alteração na drenagem da lágrima e/ou produção excessiva de lágrima. O transbordamento da lágrima através das pálpebras leva umidade aos pelos, que facilita a proliferação de bactérias no local que são capazes de causar odor fétido e produzir pigmentos de coloração escura. Algumas vezes o tratamento é com procedimentos cirúrgicos ou apenas a desobstrução do canal lacrimal.
Ceratoconjuntivite seca: mais conhecida como olho seco, é um processo inflamatório da córnea e da conjuntiva que ocorre devido à deficiência da quantidade ou da qualidade do filme lacrimal, ou ainda uma combinação de ambas, resultando no ressecamento da superfície ocular. É mais comum no Poodle de meia idade ou mais velhos. Acredita-se que a causa principal dessa doença seja imunomediada (um processo do próprio organismo contra a glândula lacrimal).
É uma doença oftálmica progressiva podendo levar à cegueira se não tratada. Na maioria dos casos, o tratamento clínico com uso de produtos tópicos que estimulam a produção lacrimal (imunomoduladores) e substitutos da lágrima (lubrificantes) proporcionam uma boa resposta.
O diagnóstico preciso e precoce das doenças oculares através de equipamentos específicos permite estabelecer o tratamento adequado para o paciente, aumentando as chances de preservar a visão. Portanto, a qualquer sinal de anormalidade, não deixe de nos procurar.
E lembre-se: qualquer alteração no comportamento do seu melhor amigo, procure imediatamente um médico veterinário.
Vet. Oftalmo Maíra Haase
Atendimentos em Porto Alegre
Para agendar uma consulta oftalmológica veterinária, envie uma mensagem no número:
📲 (51)98638-7079 - ou clique aqui (whatsapp)
Comments