Especial raças: Labrador
- gerenciadordaessen
- 19 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
O labrador está entre as raças mais amáveis, se dá bem com crianças, outros cães e animais de estimação. É um cão inteligente e muito obediente. Esta raça, se ficar entediada, pode aprontar bastante, por isso, mantenha-o sempre ocupado.
Os labradores podem ser uma ótima companhia para dentro de casa, para brincar no quintal ou para acompanhar em um dia de campo.

Dentre as principais doenças que afetam a visão dos cães labradores está:
Entrópio: se dá quando a pálpebra é invertida e faz com que os pelos fiquem em contato com a superfície ocular, causa desconforto e irritação nos olhos, lacrimejamento e causando até úlceras. O único tratamento é a correção cirúrgica.
Catarata: consiste em uma opacidade da lente (cristalino), o que impede que a luz penetre até a retina causando cegueira. Pode ser hereditária ou secundária a doenças endócrinas. Dentre os sinais estão leucocoria (pupila branca) e sinais de diminuição da visão do animal (desorientação, esbarrar em paredes, etc.). O tratamento é feito com cirurgia.
Úlcera indolente: são erosões epiteliais recorrentes, comuns em cães de meia idade a idosos de todas as raças. Acredita-se que a patogênese envolva defeito na adesão entre camadas da córnea, promovendo a ruptura do epitélio dificultando e prolongando a cicatrização. Os principais sinais clínicos são: dor oftálmica, piscar excessivamente e lacrimejamento. Nos casos de úlcera indolente, é improvável que a córnea cicatrize sem intervenção cirúrgica.
Glaucoma: é o comprometimento da retina e do nervo óptico, através de um aumento significativo da pressão intraocular podendo levar a cegueira. Nesse caso há um “defeito” na drenagem do humor aquoso, aumentando a pressão.
Os sinais clínicos geralmente aparecem em um dos olhos e depois pode atingir ambos, levando então a cegueira.
O glaucoma é considerado extremamente doloroso em pessoas e acredita-se que seja tão doloroso ou mais em cães. O objetivo do tratamento é diminuir a pressão intraocular com o uso de medicamentos e até mesmo cirurgia, diminuindo a dor e evitando a perda da visão.
Ficou com alguma dúvida? Me chama, estou pronta para atender você e seu melhor amigo.
Vet. Oftalmo Maíra Haase
Atendimentos em Porto Alegre
Para agendar uma consulta oftalmológica veterinária, envie uma mensagem no número:
📲 (51)98638-7079 - ou clique aqui (whatsapp)
Comentários