Doenças infecciosas e a consulta oftalmológica
- gerenciadordaessen
- 20 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Os olhos dos animais nos proporcionam muitos sinais de como está a sua saúde e, hoje, alertamos para o fato de que as doenças infecciosas, assim como outras doenças sistêmicas, podem afetar diretamente a visão dos pets, causando Uveítes, e em alguns casos, levando à cegueira definitiva.

Em cães, dentre as doenças sistêmicas que podem resultar em Uveíte podemos citar hepatite infecciosa canina, toxoplasmose, brucelose, leishmaniose e diabetes mellitus.
Em gatos, as causas mais comuns são a peritonite infecciosa felina (PIF), o vírus da imunodeficiência felina (FIV) e o vírus da leucemia felina (FeLV).
Alguns agentes fúngicos também podem causar Uveíte. O linfoma, neoplasia que acomete cães e gatos, pode afetar a região ocular e induzir às Uveítes.
A segunda doença é a do carrapato, transmitida pela picada do inseto infectado a cães. A doença quase não apresenta sintomas na fase inicial, e a alteração ocular pode ser o primeiro indício. A doença do carrapato afeta diretamente os olhos dos animais, podendo causar cegueira.
As principais causas de cegueira devido à doença são: glaucoma (evidenciado pelo aumento de pressão intraocular) secundário à inflamação intraocular (uveíte); hemorragia, inflamação e descolamento de retina. A detecção, diagnóstico e tratamento precoces aumentam muito as chances de salvar a visão e até a vida de um animal de estimação.
O tratamento consiste em eliminar o carrapato, controlar a inflamação e promover o alívio da dor. O uso de anti-inflamatórios é indicado para o controle da inflamação ocular e o uso de colírios para baixar a pressão no local. Não existe vacina eficaz para prevenir a doença do carrapato.
É importante chamar a atenção para o fato de que as doenças transmitidas por carrapatos podem causar cegueira sem manifestar um padrão clínico definido. A doença ocular pode fornecer a primeira pista no diagnóstico precoce da doença, aumentando as chances do tratamento ser bem sucedido.
Atenção: qualquer alteração no comportamento dos animais e nos olhos, procure um profissional especializado. Estou à disposição para atender com todo o cuidado e atenção para vi.ver com amor.
Agende sua consulta:
Vet. Oftalmo Maíra Haase
Atendimentos em Porto Alegre
Para agendar uma consulta oftalmológica veterinária, envie uma mensagem no número:
📲 (51)98638-7079 - ou clique aqui (whatsapp)
Comments